domingo, 20 de outubro de 2013

Boardmaker


“Boardmaker” – Board= prancha e maker = produtor

 

 

É um programa de computador desenvolvido de forma específica para criação de PCS e muitas ferramentas que permitem a construção de recursos de comunicação personalizados de atividades educacionais, recreativas e de comunicação.

Associado ao programa “Speaking Dynamically Pro” que tem por significado “falar dinamicamente” tornaram-se uma importante ferramenta para a construção de pranchas de comunicação.

Uma das características mais importantes deste software é a sua acessibilidade, podendo ser acionadas suas teclas por meio de varredura e acionadores.

Atividades educacionais:

O professor do AEE construirá recursos de acessibilidade de acordo com o planejamento do professor de sala de aula. Também irá ensinar estratégias de utilização dos recursos pelo aluno, por seu professor, colegas e família. Com todos utilizando as ferramentas de acessibilidade terão um entendimento maior dos recursos e de suas possibilidades.

Exemplos de atividades com o Boardmaker:

Atividades escolares:

 

De acordo com o plano de ensino do professor da sala de aula, o aluno poderá indicar animais, vegetais e minerais.


 






 
 
 
Outra atividade pode ser sobre temas de igualdade e diferença:
 
 
 
 
 


Textos com símbolos:

Os textos com uma relação entre símbolos e signos auxiliam na alfabetização dos alunos com deficiência intelectual e de surdos. Através das imagens os alunos podem construir textos com significados.

Outros exemplos que podemos utilizar na alfabetização:
 


 



Outra atividade que se pode criar são receitas culinárias:



Muitas atividades podem ser criadas através de pranchas do Boardmaker como calendários, livros didáticos, de histórias, agendas, atividades diárias entre outras.

 
Podem ser representados por símbolos atividades como: tomar banho, escovar os dentes, pegar a mochila, ir à escola de ônibus. Além de mostrar uma sequência de fatos há também o de atividades.
 
O Boardmaker é uma ferramenta que permite a construção de recursos de comunicação e aprendizado para o aluno desenvolver suas potencialidades.
O professor do AEE irá disponibilizar recursos pedagógicos de forma a garantir a acessibilidade, comunicação e participação do aluno em todos os contextos. Através destes recursos o aluno poderá realizar a comunicação favorecendo seu crescimento educacional. A comunicação leva ao aumento da autonomia do educando.
 
SARTORETTO, Mara Lúcia e BERCH,Rita. Assistiva – Tecnologia e educação. 2013.