domingo, 20 de outubro de 2013

Boardmaker


“Boardmaker” – Board= prancha e maker = produtor

 

 

É um programa de computador desenvolvido de forma específica para criação de PCS e muitas ferramentas que permitem a construção de recursos de comunicação personalizados de atividades educacionais, recreativas e de comunicação.

Associado ao programa “Speaking Dynamically Pro” que tem por significado “falar dinamicamente” tornaram-se uma importante ferramenta para a construção de pranchas de comunicação.

Uma das características mais importantes deste software é a sua acessibilidade, podendo ser acionadas suas teclas por meio de varredura e acionadores.

Atividades educacionais:

O professor do AEE construirá recursos de acessibilidade de acordo com o planejamento do professor de sala de aula. Também irá ensinar estratégias de utilização dos recursos pelo aluno, por seu professor, colegas e família. Com todos utilizando as ferramentas de acessibilidade terão um entendimento maior dos recursos e de suas possibilidades.

Exemplos de atividades com o Boardmaker:

Atividades escolares:

 

De acordo com o plano de ensino do professor da sala de aula, o aluno poderá indicar animais, vegetais e minerais.


 






 
 
 
Outra atividade pode ser sobre temas de igualdade e diferença:
 
 
 
 
 


Textos com símbolos:

Os textos com uma relação entre símbolos e signos auxiliam na alfabetização dos alunos com deficiência intelectual e de surdos. Através das imagens os alunos podem construir textos com significados.

Outros exemplos que podemos utilizar na alfabetização:
 


 



Outra atividade que se pode criar são receitas culinárias:



Muitas atividades podem ser criadas através de pranchas do Boardmaker como calendários, livros didáticos, de histórias, agendas, atividades diárias entre outras.

 
Podem ser representados por símbolos atividades como: tomar banho, escovar os dentes, pegar a mochila, ir à escola de ônibus. Além de mostrar uma sequência de fatos há também o de atividades.
 
O Boardmaker é uma ferramenta que permite a construção de recursos de comunicação e aprendizado para o aluno desenvolver suas potencialidades.
O professor do AEE irá disponibilizar recursos pedagógicos de forma a garantir a acessibilidade, comunicação e participação do aluno em todos os contextos. Através destes recursos o aluno poderá realizar a comunicação favorecendo seu crescimento educacional. A comunicação leva ao aumento da autonomia do educando.
 
SARTORETTO, Mara Lúcia e BERCH,Rita. Assistiva – Tecnologia e educação. 2013.
 


 

3 comentários:

  1. Denise! creio com certeza que com este jogo de comunicação será de grande valia para o desenvolvimento geral do educando pois ele (jogo) pode ser utilizado numa grande amplitude de assuntos, é bótimo (bom+otimo) eu verifiquei o da Raquel, mas este teu é proveitoso em várias áreas bem amplo.

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  2. Legal, Denise! O boardmaker pode ser amplamente utilizado, para todos os alunos!

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  3. Conforme diz a Marizete este jogo é um jogo que pode ser amplamente usado por todos alunos, eu reforçaria e diria que este é um jogo que deve ser usado em sala de aula por todos os alunos como forma de ampliar a interação entre a turma, os alunos podem criar pranchas conforme as atividades que estão desenvolvendo, as regras da classe, os objetivos de um determinado conhecimento que está sendo trabalhado, enfim, certamente acabará trazendo enormes benefícios para todos da sala de aula.

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