A CAA – Comunicação Aumentativa Alternativa - promove por meio de símbolos, recursos, técnicas e estratégias um suporte parcial ou total à comunicação de sujeitos que apresentem déficits de comunicação dos mais variados. Podendo assumir diversas formas: pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador. O uso de um sistema de comunicação alternativa deve ser baseado nas necessidades do sujeito que apresenta déficit de comunicação, de maneira personalizada, conforme Sartoretto e Berch (2013).
SCALA (Sistema de Comunicação
Alternativa para letramento de pessoas com autismo) é um recurso desenvolvido
para o apoio de pessoas. Possui um módulo para a construção de pranchas de
comunicação e um de narrativas visuais para construção de histórias.
Figura: Representação visual dispositivo
móvel – prancha
Descrição:
A imagem apresenta a esquerda categoria de imagens clicáveis. Na parte superior
quatro nuvem clicáveis a primeira leva ao módulo pranchas, a segunda ao módulo
narrativas visuais, a terceira, ao protótipo do comunicador livre e a quarta
aos créditos. Na parte superior direita há a figura do logotipo do SCALA. Na
parte central há uma tabela com diversas células com imagens. Na parte inferior
está as funcionalidades, que são imagens clicáveis.
O módulo prancha possui as seguintes funcionalidades:
·
Abrir: abre uma prancha salva
anteriormente.
·
Salvar: salva a prancha ou
história atual, para ser posteriormente utilizada.
·
Desfazer: desfaz a última
operação realizada.
·
Importar: importa uma imagem da
galeria de imagens para a Categoria “Minhas Imagens”.
·
Exportar: salva a prancha ou
história como arquivo de imagem.
·
Layout: dá cinco opções de layout para criação de pranchas ou
histórias simples ou mais complexas, conforme a necessidade de uso.
·
Limpar: limpa todo o conteúdo da
prancha ou história aberta.
·
Imprimir: dá a opção da
impressão da prancha.
·
Visualizar: mostra a prancha de
forma mais ampla, e possibilita a
reprodução sonora.
·
Ajuda: apresenta um tutorial
objetivo de todas as funcionalidades do módulo.
A composição das imagens no SCALA
tem as seguintes categorias: Pessoas, Objetos, Natureza, Ações, Alimentos,
Sentimentos, Qualidades e Minhas Imagens.
Figura: Layout
módulo narrativas visuais web
Descrição:
A imagem apresenta a parte superior quatro nuvem clicáveis a primeira leva ao
módulo pranchas, a segunda ao módulo narrativas visuais, a terceira, ao
protótipo do comunicador livre e a quarta aos créditos. Na parte superior
direita há a figura do logotipo do SCALA. Na parte central há uma tabela com
três células com imagens que compõem uma história em quadrinhos. Na parte
inferior está as funcionalidades, que são imagens clicáveis: abrir, salvar,
importar, imprimir, layouts, visualizar, lixeira, tutorial e sair.
O módulo de narrativas visuais possui
funcionalidades comuns ao módulo prancha como: abrir, salvar, imprimir,
importar, layouts, visualizar, deletar e ajuda. A complexidade varia conforme
as potencialidades e necessidades do usuário, quanto aos layouts. A
complexidade vai aumentando ou diminuindo de acordo com as potencialidades e
necessidades do usuário. Há na tela um espaço em branco para a inserção de
imagens e possibilita sua edição, podem ser sobrepostas, aumentadas ou
diminuídas de tamanho, excluídas ou invertidas. Existe uma categoria que
possibilita a inclusão de balões de conversação, onde é possível a escrita de
pequenos diálogos. A história pode ser gravada e pode ser reproduzida por um
sintetizador de voz.
Essa imagem apresenta o modo de edição do
SCALA.
Descrição:
A imagem apresenta do lado esquerdo as categorias de imagens: balões de
conversação, pessoas, objetos, natureza, ações, alimentos, sentimentos, qualidades
e minhas imagens. Na parte superior direita há a figura do logotipo do SCALA.
Na parte central superior, há dois botões clicáveis: alterar e cancelar, ao
lado uma barra retangular, para a digitação da história. Na central há a
representação de uma história, com cenário numa cozinha. Numa mesa estão
dispostos diversos alimentos. Ao lado há a imagem de uma mulher com duas
crianças. Sobre a mulher há um balão de conversação escrito: vamos comer? Na
parte inferior esta a barra de funcionalidades: terminado, fechar, voltar,
cenário, reproduzir som, importar, aumentar/diminuir imagem, colocar imagem
para frente ou para trás, rotacionar, espelhar e lixeira.
Os recursos disponibilizados no texto podem ser
utilizados diretamente com o aluno e com sua turma. Além de proporcionar a
produção de materiais.
O módulo, história, por exemplo, usa além dos
requisitos comuns ao módulo, prancha, outros como: carregar cenário; rotacionar
imagem; animar história. Através deste recurso o aluno poderá criar uma
história, com um cenário, que poderá ser da cor que escolher; podendo diminuir
ou aumentar imagem; enviar imagem para frente ou para trás; além de poder usar qualquer
sistema operacional e ter a confiança de que o que criou não será perdido, pois
caso ocorram falhas é possível reestabelecer seu funcionamento.
Os atores da história poderão ser os próprios
alunos, que irão interagir com o sistema. Facilitando o acesso de todos,
principalmente os sujeitos com déficits na comunicação oral.
Referências:
BEZ, Maria Rosangela e PASEERINO, Liliana
Maria. Scala 2.0: software de
comunicação alternativa para web. Em:file:///C:/Users/Professor/Downloads/Tema_15.pdf
, 07/062014.
Hagáquê - http://www.ticsnaeducacao.com.br/index.php?id=10982 (nesse site podem ser encontrados diversos outros
softwares educativos).
Penta3 UFRGS - http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/ (possui diversos tutorias de softwares que podem
nos apoiar no desenvolvimento de atividades).
SCALA – http://scala.ufrgs.br/siteScala/projetoScala/?q=content/material (nesse site encontrará além de diversos tutoriais de
softwares, link que levam a diversas pesquisas).
SARTORETTO, Mara Lúcia e BERSC, Rita. 2013.
Como trabalhou Bez em sua pesquisa com o SCALA, no contexto escolar ter a preocupação de formar os professores para trabalhar atividades mediadas com a turma toda, e visando a formação da equipe escolar.
ResponderExcluirE pensar que temos esse sistema gratuito, é muito bom.