segunda-feira, 10 de março de 2014

AEE – Pessoa com Surdez (PS)

AEE – Pessoa com Surdez (PS)
        A negação de preceitos importantes como a legitimidade da Língua de Sinais, reafirma preconceitos que são vigentes em sociedade. A normalização através da valorização de estereótipos faz com que ainda nos dias de hoje, profissionais e espaços educacionais continuem centrados nos modelos de ensino onde o oralismo é o primeiro meio de comunicação. Negando a legitimação de Libras como essencial para o desenvolvimento social e cognitivo das pessoas com surdez, conforme Damázio.
          Todo aluno precisa ser atendido independente de sua condição. Não pode haver entraves para que ocorra aprendizagem. A inclusão é o acolhimento do ser humano. Precisa romper fronteiras, quebrar preconceitos e dar a todos irrestritas possibilidades educacionais e sociais, conforme Alvez, Ferreira e Damázio (2010).
Ainda segundo os mesmos autores, a PS precisa de um ambiente educacional que a estimule, desafie e exercite a sua capacidade perceptivo-cognitiva. O conhecimento de Libras, por si só, não garante uma aprendizagem significativa. O ambiente escolar precisa provocar a capacidade representativa da PS para que haja o desenvolvimento do pensamento, da linguagem e da produção de sentidos.
         Para Alvez, Ferreira e Damázio (2010):
“...a urgência de deflagrarmos iniciativas que descontruam os modelos conservadores  da escola comum, para gestarmos formas de fazer uma educação escolar inclusiva pautada no reconhecimento e valorização das diferenças” (p.22),
mostra uma efetiva e coerente educação escolar inclusiva de alunos que são surdos na escola comum.
          O AEE para promover o acesso do aluno com surdez ao ambiente inclusivo de aprendizagem passa por três atendimentos: AEE em Libras, o AEE de Libras e o AEE de Língua Portuguesa. As atividades desenvolvidas no AEE serão complementares e em contra turno escolar.


          O AEE em Libras é a articulação entre o atendimento educacional especializado e o ensino comum. O professor do AEE retoma ideias essenciais dos ensinamentos se sala de aula. O trabalho será realizado em Libras, com muitos materiais com estímulos visuais e concretos. O atendimento contribui para que o aluno surdo compreenda o que é ministrado pelo professor em aula e possa interagir com seus colegas.
          O AEE em Libras proporcionará ao aluno surdo à possibilidade de formar ideias, a partir de questionamentos com vistas à construção de conhecimentos.

Os alunos e o professor em Libras, na sala multifuncional trabalham juntos a uma maquete.

          O AEE de Libras é o ensino da língua de sinais para o aluno surdo. O professor será preferencialmente surdo. O planejamento do professor de Libras será baseado no diagnóstico do aluno, para saber em qual estágio ele se encontra.
          A língua de sinais é natural e complexa que utiliza o canal visual-espacial, articulação das mãos, e expressões faciais e do corpo, para estabelecer sua estrutura. É composta dos aspectos linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico.

A professora de Libras apresenta um painel com fotos de cidade e o aluno explica através da língua de sinais. No quadro verde há mais fotos de cidade e fazenda.

          O AEE de Língua Portuguesa é específico do ensino do português escrito realizado por um profissional habilitado na área.
          A apropriação da Língua Portuguesa escrita precisa de atividades e reflexão sobre o seu uso. O conhecimento da gramática normativa amplia o desempenho linguístico.
          O português escrito (PE) para o surdo, numa perspectiva inclusiva, será produtivo quando for concebido: língua e linguagem como processo de interação e utilizável nas práticas sociais.
          O ensino da Língua Portuguesa iniciada pelo processo de letramento irá desenvolver e aperfeiçoar a língua, nas várias práticas sociais e levará o indivíduo a se apropriar da escrita. Com o conhecimento da língua através da reflexão permitirá ao aluno conhecer e usar a gramática e produzir vários gêneros textuais, ampliando seu desempenho linguístico, de acordo com Alvez, Ferreira e Damázio (2010).

A professora de Língua Portuguesa utiliza um livro com imagens para explorar conceitos com seu aluno surdo.

Referências:
ALVES, Carla Barbosa, FERREIRA, Josimário de Paula e DAMÁSIO, Mirlene Macedo. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação Especial: ( Fortaleza): Universidade Federal do Ceará, 2010.

DAMÁSIO, Mirlene Ferreira Macedo. Educação Escolar da Pessoa com Surdez: uma rápida contextualização histórica.

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