O que é audiodescrição
O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.
A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga.
As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.
VER
COM PALAVRAS
Lívia Maria
Villela de Mello Motta
Quem
audiodescreve vê com palavras.
Vê, observa,
registra,
Transforma
imagens em palavras...
Para quem não
enxerga poder
Peça, filme,
desenho,
Até ópera
assistir...
E ver com
palavras
O que a imagem
quer mostrar.
Quem não enxerga
Pode saber que o
moço está de preto
E a moça de
amarelo...
Que o homem de
barbas grisalhas
Entrou e o
pacote sobre a mesa colocou...
O que, quem,
como, onde e quando
Ganham cores e
formas.
As palavras vão
chegando
E o entendimento
completando.
Um vê, o outro
escuta,
E com palavras
podem enxergar,
Abrir a janela e
espiar...
Cultura e
informação acessar.
Quem
audiodescreve vê com palavras
E quem assiste
também vê com palavras.
Fonte:
http://www.cartuns.com.br
Legenda: cartum de Zero:
Gerente de Informática.
Descrição: o cartum de Zero
mostra dois funcionários de meia idade, de óculos, meio calvos, usando gravatas
olhando para um bebê com macacão azul de bolinhas amarelas, chupeta na boca, em
pé em um banquinho e usando o computador sobre mesa de trabalho. No chão, uma
mamadeira. Um dos funcionários diz olhando para o bebê: E aqui nós temos o
Gerente, responsável pelo departamento de informática.
Descrição de tira cômica
Q1 – Mafalda debruçada sobre o livro, com a mão segurando o
rosto, lê: Ema vê a mesa da sala de estar.
Q2 – Mafalda
vira-se para o lado e pergunta: Mamãe, o que é sala de estar?
Q3 – Sentada à
mesa, com as mãos sobre o livro, ela escuta a resposta: É living. Ela responde:
Ah, bom!
Q4 –
Mafalda, com a testa franzida e debruçada sobre o livro e a mão segurando o
rosto, reclama: Afinal, por que eles não escrevem esses livros na língua da
gente?
O
trabalho com histórias em quadrinhos pode ser desenvolvido com todos os alunos, aproveitando os diversos
tipos de leitura para incentivar o hábito de ler e também de ouvir com atenção.
Com o desenvolvimento da leitura o aluno vai se tornando um ser autônomo com
possibilidades de crescer e também de usar da leitura para se apropriar de
conceitos como o de ter boas maneiras e ser educado.
Oi Denise!
ResponderExcluirPassei pelo site Ver com palavras, ao fazer minha pesquisa. O interessante é a quantidade de recursos e descrição destes, que estão disponíveis nas páginas indicadas pelo curso. O professor da sala regular que se interessar em construir este conhecimento sobre a audiodescrição, será um bom parceiro alinhado com a Perspectiva da Inclusão Escola. E o aluno com DV, poder desfrutar integralmente do que está sendo trabalhado,, com certeza desenvolverá um sentimento de pertença. Abraço