EAD- Pesquisa sobre AEE- Denise
A importância da inclusão dos
alunos com necessidades especiais nas instituições de ensino, demanda de muito
estudo, por parte de todos os envolvidos no processo educacional. A inserção de
todo aluno que apresenta alguma deficiência, na sala de aula regular, necessita
de receptividade tanto por parte do professor quanto dos colegas. Também os
conteúdos e avaliações precisam ser adequados às expectativas dos alunos com
necessidades especiais. É preciso destacar as potencialidades em vez das
dificuldades. Assim poderemos ter uma inclusão com qualidade sem excluir os
demais educandos que participam do processo.
Através da declaração de
Salamanca (1994) que tem como princípio fundamental de que todas as crianças
devem aprender juntas, não importando as diferenças ou dificuldades que possam
ter. Os ritmos e necessidades devem ser respeitados.
A falta de conhecimento da
deficiência faz com que a discriminação se efetive a cada dia mais nas escolas.
E também a resistência institucional aumenta e mantem a discriminação. A escola
continua sendo norteada em promover os melhores em todos os níveis de ensino,
mantendo o elitismo educacional, conforme Batista (2006).
REFERÊNCIAS:
BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para
deficiência mental. 2 ed. Brasília: MEC,SEESP,2006.
UNESCO.- Declaração
de Salamanca e Linhas de Ação para satisfazer Necessidades Educativas
Especiais. Salamanca,Espanha,1994.
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