domingo, 26 de maio de 2013

EAD -Pesquisa sobre AEE


EAD- Pesquisa sobre AEE- Denise

A importância da inclusão dos alunos com necessidades especiais nas instituições de ensino, demanda de muito estudo, por parte de todos os envolvidos no processo educacional. A inserção de todo aluno que apresenta alguma deficiência, na sala de aula regular, necessita de receptividade tanto por parte do professor quanto dos colegas. Também os conteúdos e avaliações precisam ser adequados às expectativas dos alunos com necessidades especiais. É preciso destacar as potencialidades em vez das dificuldades. Assim poderemos ter uma inclusão com qualidade sem excluir os demais educandos que participam do processo.

Através da declaração de Salamanca (1994) que tem como princípio fundamental de que todas as crianças devem aprender juntas, não importando as diferenças ou dificuldades que possam ter. Os ritmos e necessidades devem ser respeitados.

A falta de conhecimento da deficiência faz com que a discriminação se efetive a cada dia mais nas escolas. E também a resistência institucional aumenta e mantem a discriminação. A escola continua sendo norteada em promover os melhores em todos os níveis de ensino, mantendo o elitismo educacional, conforme Batista (2006).

REFERÊNCIAS:

BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para deficiência mental. 2 ed. Brasília: MEC,SEESP,2006.

UNESCO.- Declaração de Salamanca e Linhas de Ação para satisfazer Necessidades Educativas Especiais. Salamanca,Espanha,1994.

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