domingo, 26 de maio de 2013

Pesquisa sobre Inclusão Escolar e a Oferta do AEE no Município e na Escola


PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

 

Nome do Cursista: Denise de Souza Ferreira
Número da Turma: 24
Estado / Município Polo: Porto Alegre
Estado / Município Abrangência: Osório
Nome da Escola: Instituto Estadual Riachuelo
Estado / Município da Escola: Capão da Canoa
Data(s) da realização da pesquisa: 2 a 8 de maio de 2013

 

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

 

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?

1.( x )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.(  ) Quantas? _____

2. Este número é suficiente para atender à demanda?

Sim ( ).

Não (x). Quantas salas faltam?  Pelo menos uma em cada escola que tenha um maior número de alunos. Na escola em que trabalho precisa de mais uma, que já está em regulamentação.

 

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?

Menos de 10.
(  )
 
Entre 10 e 20.
(x)
 
Mais de 20.
(  )
Quantos? ____

 

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?

·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(x)
·         A formação do professor específica para o AEE.
(  )
·         A demanda de alunos.
(x)
·         Outros. Especifique: __________________
(  )

________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

 

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:

Rede Municipal.
(  )
Rede Estadual.
(x)

 

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.

OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.

 

 
Tem na escola
Não tem na Escola
 
São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
 
x
 
x
 
Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...
 
x
 
 
x
Ponteira de boca ou de cabeça
 
x
 
 
x
Tesoura mola
 
 
 
 
 
Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
 
x
 
x
 
Plano inclinado
 
x
 
x
 
Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
 
x
 
x
 
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
 
x
 
x
 
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
 
x
 
x
 
Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
 
x
 
x
 
Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
 
x
 
x
 
Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
 
x
 
x
 
Teclados virtuais com varredura
 
x
 
x
 
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
 
x
 
x
 
Colméia de acrílico para teclado
 
x
 
x
 
Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
 
x
 
x
 
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
 
x
 
 
x
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
 
x
 
 
x
Mouse com plug para entrada de acionador
 
x
 
x
 
Monitor de tela de toque
 
x
 
x
 
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
 
x
 
x
 
Software leitor de tela
 
x
 
x
 
Software de OCR para leitura de texto impresso
 
x
 
x
 
Software para ampliação de tela
 
x
 
x
 
Reglete
x
 
 
x
 
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
 
x
 
x
 
Caderno para escrita ampliada
x
 
 
x
 
Lupa com luz, manual ou de mesa
 
x
 
x
 
Lupa sem luz, manual ou de mesa
x
 
 
x
 
Lupa eletrônica
x
 
 
x
 
Guia para assinatura
 
x
 
x
 
Máquina de escrever em Braille
 
x
 
x
 
Impressora Braille
 
x
 
x
 
Sorobã
 
x
 
x
 
Calculadora com retorno auditivo
 
x
 
x
 
Bengalas dobráveis
 
x
 
x
 
Relógio com retorno auditivo ou relevo
 
x
 
x
 
Jogos com sinalização em Braille ou relevo
 
x
 
x
 
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
 
x
 
x
 
Sistema FM
 
x
 
x
 
CDs ou softwares em libras e português
 
x
 
x
 
Dicionário em libras
 
x
 
x
 
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
 
x
 
x
 

 

7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

 

·         Oferece o AEE.
(x)
·         Promove formação continuada de professores de AEE.
(x)
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(x)
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
(x)
·         Orienta as famílias.
(x)
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(x)
·         Outras. Especifique:
(x)

  

As parcerias que conseguimos é através de pedidos aos centros de atendimento, do Município, conseguindo atendimentos psicológicos e com fonoaudiólogos. Solicitamos atendimentos à saúde para neurologistas e oftalmologistas. Mas, os atendimentos tem a prioridade os alunos da rede municipal.

 

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:

·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? _Todos

·         Quantos são de outras escolas? Não há atendimento, por ter somente uma sala de AEE e outra sendo formada.

 

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?

Sim (x). De que forma?  Atendendo em turma de alfabetização, com Classe Especial e uma sala de recursos, atendendo em turno inverso. Também temos atendimento, em sala de aula, de alunos com surdez e um aluno com deficiência visual e também com audição prejudicada. Estamos formando uma sala multifuncional.

Não (  ). Por quê?

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:

                   1: para as ações que já foram realizadas

                   2: para as ações que estão em andamento

                   3: para as ações que ainda serão realizadas

                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

 

·         Construção ou adequação de rampas.
(2)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(x)
·         Alargamento de portas.
(x)
·         Sinalização visual.
(x)
·         Sinalização tátil.
(x)
·         Nenhuma adequação.   
( )
Outros. Especifique:
(1)

A escola está em obras, com pedido de adequação das rampas que existem e construção onde necessitam, além de melhorar os acessos por calçadas que interligam os prédios e cobertura. Há outras adequações que necessitamos como as sinalizações visuais e táteis. A escola que é referência em Ensino Médio, para realizar a inclusão de todos os alunos da rede municipal, particular e estadual. Recebemos alunos com todas as necessidades especiais e precisamos de recursos e obras específicas.

 

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?

Resposta: Desenvolvemos atividades com alunos com deficiência intelectual e atendimentos aos alunos com deficiências visuais e auditivas.

 

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?

Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

 

Sim (x). Em que?

 

Todo o atendimento é importante, principalmente onde temos colaboração da família e dos colegas educadores. Sempre temos a melhoria do desempenho escolar e um melhor entendimento do educando pelo professor da sala. É um trabalho conquistado passo a passo.

 

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?

Resposta: Através de atendimentos individuais e em reuniões de grupo.

 

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?

Resposta: A família é nosso principal apoio, pois é através dela que se conseguem os atendimentos com profissionais especializados. São os responsáveis pela assiduidade dos alunos em atendimento inverso ao turno escolar.

 

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?

·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x)
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(x)

_ Os alunos atendidos, no mesmo turno, são os que têm na sala uma professora intérprete de libras e outra para o aluno cego.

 

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.

       Estamos formando outra sala de atendimento que será multifuncional, já recebemos dois notebooks, um armário, uma mesa redonda com quatro cadeiras, uma mesa para o professor e uma cadeira. Recebemos uma lupa manual e uma eletrônica. O restante dos materiais específicos para a área visual e auditiva, são das professoras ou emprestado, como é caso da máquina de escrever em Braille.

Precisamos de materiais para atender a todos os alunos com deficiências, pois temos alguns como duas mesas com regulagem para cadeirantes. Temos alguns jogos que estão defasados pela mudança da ortografia e pelo tempo.

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Denise! Muito legal o teu blog. Seria interessante incluir algumas atividades e/ou documentos legais sobre Educação Inclusiva!

    ResponderExcluir