PESQUISA
SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: Denise de Souza Ferreira
Número da Turma: 24
Estado / Município Polo: Porto Alegre
Estado / Município Abrangência: Osório
Nome da Escola: Instituto Estadual Riachuelo
Estado / Município da Escola: Capão da Canoa
Data(s) da realização da pesquisa: 2 a 8 de maio de 2013
DADOS
SOBRE O MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(
x )
|
2.( )
|
3.( )
|
4.( )
|
5.( )
|
Mais
que 5.( ) Quantas? _____
|
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim
( ).
Não
(x). Quantas salas faltam? Pelo menos
uma em cada escola que tenha um maior número de alunos. Na escola em que
trabalho precisa de mais uma, que já está em regulamentação.
3.
Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no
seu Município?
Menos
de 10.
|
( )
|
|
Entre
10 e 20.
|
(x)
|
|
Mais
de 20.
|
( )
|
Quantos?
____
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma
deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
|
(x)
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
( )
|
·
A demanda de alunos.
|
(x)
|
·
Outros. Especifique: __________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede
Municipal.
|
( )
|
Rede
Estadual.
|
(x)
|
6. Dos recursos de
tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a
escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
|
Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
|
São usados nas
SRM
|
Não são usados
nas SRM
|
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
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x
|
|
x
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|
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
|
x
|
|
|
x
|
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
|
x
|
|
|
x
|
Tesoura
mola
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|
Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
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x
|
|
x
|
|
Plano
inclinado
|
|
x
|
|
x
|
|
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência
física
|
|
x
|
|
x
|
|
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis,
cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
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|
x
|
|
x
|
|
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
|
x
|
|
x
|
|
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
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|
x
|
|
x
|
|
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
|
x
|
|
x
|
|
Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
|
|
x
|
|
x
|
|
Teclados
virtuais com varredura
|
|
x
|
|
x
|
|
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos
de teclas
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|
x
|
|
x
|
|
Colméia
de acrílico para teclado
|
|
x
|
|
x
|
|
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
|
x
|
|
x
|
|
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou
ocular
|
|
x
|
|
|
x
|
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração,
sopro, piscar, ......
|
|
x
|
|
|
x
|
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
|
x
|
|
x
|
|
Monitor
de tela de toque
|
|
x
|
|
x
|
|
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
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|
x
|
|
x
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|
Software
leitor de tela
|
|
x
|
|
x
|
|
Software
de OCR para leitura de texto impresso
|
|
x
|
|
x
|
|
Software
para ampliação de tela
|
|
x
|
|
x
|
|
Reglete
|
x
|
|
|
x
|
|
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
|
x
|
|
x
|
|
Caderno
para escrita ampliada
|
x
|
|
|
x
|
|
Lupa
com luz, manual ou de mesa
|
|
x
|
|
x
|
|
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
x
|
|
|
x
|
|
Lupa
eletrônica
|
x
|
|
|
x
|
|
Guia
para assinatura
|
|
x
|
|
x
|
|
Máquina
de escrever em Braille
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|
x
|
|
x
|
|
Impressora
Braille
|
|
x
|
|
x
|
|
Sorobã
|
|
x
|
|
x
|
|
Calculadora
com retorno auditivo
|
|
x
|
|
x
|
|
Bengalas
dobráveis
|
|
x
|
|
x
|
|
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
|
x
|
|
x
|
|
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
|
x
|
|
x
|
|
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
|
x
|
|
x
|
|
Sistema
FM
|
|
x
|
|
x
|
|
CDs
ou softwares em libras e português
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|
x
|
|
x
|
|
Dicionário
em libras
|
|
x
|
|
x
|
|
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para
alunos com surdez.
|
|
x
|
|
x
|
|
7. Quais são as ações da
educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o
caso, pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
(x)
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
(x)
|
·
Promove formação continuada de
professores da sala de aula comum.
|
(x)
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
(x)
|
·
Orienta as famílias.
|
(x)
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade.
|
(x)
|
·
Outras. Especifique:
|
(x)
|
As parcerias que conseguimos é através de pedidos aos
centros de atendimento, do Município, conseguindo atendimentos psicológicos e
com fonoaudiólogos. Solicitamos atendimentos à saúde para neurologistas e
oftalmologistas. Mas, os atendimentos tem a prioridade os alunos da rede
municipal.
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? _Todos
·
Quantos são de outras escolas? Não há
atendimento, por ter somente uma sala de AEE e outra sendo formada.
9.
No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está
previsto a oferta do AEE?
Sim
(x). De que forma? Atendendo em turma de alfabetização, com
Classe Especial e uma sala de recursos, atendendo em turno inverso. Também
temos atendimento, em sala de aula, de alunos com surdez e um aluno com
deficiência visual e também com audição prejudicada. Estamos formando uma sala
multifuncional.
Não
( ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
(2)
|
·
Adequação de banheiros.
|
(1)
|
·
Sinalização sonora.
|
(x)
|
·
Alargamento de portas.
|
(x)
|
·
Sinalização visual.
|
(x)
|
·
Sinalização tátil.
|
(x)
|
·
Nenhuma adequação.
|
( )
|
Outros. Especifique:
|
(1)
|
A escola está em obras, com pedido de adequação das
rampas que existem e construção onde necessitam, além de melhorar os acessos
por calçadas que interligam os prédios e cobertura. Há outras adequações que
necessitamos como as sinalizações visuais e táteis. A escola que é referência
em Ensino Médio, para realizar a inclusão de todos os alunos da rede municipal,
particular e estadual. Recebemos alunos com todas as necessidades especiais e
precisamos de recursos e obras específicas.
11. Quais são as ações desenvolvidas
pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Desenvolvemos
atividades com alunos com deficiência intelectual e atendimentos aos alunos com
deficiências visuais e auditivas.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse
serviço?
Não
( ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________
Sim
(x). Em que?
Todo
o atendimento é importante, principalmente onde temos colaboração da família e
dos colegas educadores. Sempre temos a melhoria do desempenho escolar e um
melhor entendimento do educando pelo professor da sala. É um trabalho
conquistado passo a passo.
13. Como o Professor de
AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam
atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Através
de atendimentos individuais e em reuniões de grupo.
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: A
família é nosso principal apoio, pois é através dela que se conseguem os
atendimentos com profissionais especializados. São os responsáveis pela
assiduidade dos alunos em atendimento inverso ao turno escolar.
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da
escola selecionada para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
(x)
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
(x)
|
_
Os alunos atendidos, no mesmo turno, são os que têm na sala uma professora
intérprete de libras e outra para o aluno cego.
16. Outras observações que
você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Estamos formando outra sala de
atendimento que será multifuncional, já recebemos dois notebooks, um armário,
uma mesa redonda com quatro cadeiras, uma mesa para o professor e uma cadeira.
Recebemos uma lupa manual e uma eletrônica. O restante dos materiais
específicos para a área visual e auditiva, são das professoras ou emprestado,
como é caso da máquina de escrever em Braille.
Precisamos de materiais
para atender a todos os alunos com deficiências, pois temos alguns como duas
mesas com regulagem para cadeirantes. Temos alguns jogos que estão defasados
pela mudança da ortografia e pelo tempo.
Denise! Muito legal o teu blog. Seria interessante incluir algumas atividades e/ou documentos legais sobre Educação Inclusiva!
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