Universidade Federal do Ceará
Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE
Título do texto: Tecnologias
e Humanidades
Cursista: Denise de Souza Ferreira
Município: Osório
Data: 29/04/2013
Com
a criação da educação à distância, que vem se desenvolvendo ao longo dos anos,
passando por correspondência, rádio, televisão até as mais recentes tecnologias
da comunicação, colocando a nossa frente novas possibilidades. Através das
novas tecnologias é possível realizar cursos, totalmente virtuais ou semipresenciais.
Ampliando as possibilidades de capacitação dos profissionais da educação.
Os
cursos, à distância, se multiplicaram nos últimos tempos, fazendo com que as
universidades repensem toda a parte pedagógica, de forma a adequar os materiais
e recursos tecnológicos. Também há a necessidade da adequação do tempo e sua
flexibilização; da preparação de material com atividades adequadas; da integração
de vários profissionais como: tutores, professores autores, orientadores e
assistentes; e que a comunicação se estabeleça no tempo real e em diferentes
momentos, segundo Moran (2003).
O
importante para qualquer curso é a qualidade das informações; a organização do
tempo e das atividades; de todo um conjunto de experiências e contribuições, de
maneira com que haja crescimento para o indivíduo.
Todo
educador precisa ter empatia. É aquele que surpreende pelas suas ideias, que
estabelece relações de confiança com o seu aluno e que é capaz de realizar a
comunicação e o diálogo.
Já
o aluno precisa ser capaz de investigar, de pesquisar e de ser um facilitador
do processo educacional. Junto ao
educador, torna-se um parceiro na trajetória do aprender.
O
curso presencial é o que agrega educador e educando, formando parcerias,
diálogos, olho no olho, além da troca de experiências. Demanda de tempo, locais
para estudos e pesquisas.
A
educação à distância é realizada através de um ambiente virtual. Os contatos
são feitos através de plataformas. Há a necessidade de materiais mais
elaborados, que não gerem dúvidas. Além do tutor, existe toda uma equipe
interdisciplinar ( com técnicos e pedagogos) que possam trabalhar de forma
conjunta, a fim de que possam estabelecer metas e prazos a serem cumpridos.
Já
um curso que possa juntar a eficiência do espaço virtual e a relação humana,
estabelecendo vínculos entre educandos e educadores, poderá ser uma grande
alternativa educacional. O tempo de estudos será estabelecido pelo aluno; o
ambiente virtual demanda de um espaço infinito de pesquisas; ao mesmo tempo o
contato pessoal será agregado ao processo educacional, através de encontros
semanais, quinzenais ou mensais. Haverá um aperfeiçoamento da aprendizagem.
Um
bom curso, com diz Moran (2002, p.3) “é aquele que guardamos no coração e na
nossa memória como um tesouro precioso”. Os vínculos criados serão perpetuados
através dos tempos. Os contatos serão continuados posteriormente.
Numa experiência educacional efetiva, os
educadores e educandos serão capazes de trocarem de papéis, sendo o educador, o
educando e vice-versa. Todos aprenderão juntos. Assim teremos um crescimento e
realização pessoal e profissional.
Referências:
MORAN, José Manuel. O que é bom curso a distância? 2002. <http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm>.
Acesso em: 29 abril 2013.
MORAN,
José Manuel. Contribuições para uma
pedagogia da educação on-line. 2003. < http://www.eca.usp.br/prof/moran-contribuicoes.
Acesso 29 abril 2013.
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