domingo, 26 de maio de 2013

Tecnologias e Humanidades


Universidade Federal do Ceará

Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE

 

 

Título do texto: Tecnologias e Humanidades

Cursista: Denise de Souza Ferreira

Município: Osório

Data: 29/04/2013

 

Com a criação da educação à distância, que vem se desenvolvendo ao longo dos anos, passando por correspondência, rádio, televisão até as mais recentes tecnologias da comunicação, colocando a nossa frente novas possibilidades. Através das novas tecnologias é possível realizar cursos, totalmente virtuais ou semipresenciais. Ampliando as possibilidades de capacitação dos profissionais da educação.

Os cursos, à distância, se multiplicaram nos últimos tempos, fazendo com que as universidades repensem toda a parte pedagógica, de forma a adequar os materiais e recursos tecnológicos. Também há a necessidade da adequação do tempo e sua flexibilização; da preparação de material com atividades adequadas; da integração de vários profissionais como: tutores, professores autores, orientadores e assistentes; e que a comunicação se estabeleça no tempo real e em diferentes momentos, segundo Moran (2003).

O importante para qualquer curso é a qualidade das informações; a organização do tempo e das atividades; de todo um conjunto de experiências e contribuições, de maneira com que haja crescimento para o indivíduo.

Todo educador precisa ter empatia. É aquele que surpreende pelas suas ideias, que estabelece relações de confiança com o seu aluno e que é capaz de realizar a comunicação e o diálogo.

Já o aluno precisa ser capaz de investigar, de pesquisar e de ser um facilitador do processo educacional.  Junto ao educador, torna-se um parceiro na trajetória do aprender.

O curso presencial é o que agrega educador e educando, formando parcerias, diálogos, olho no olho, além da troca de experiências. Demanda de tempo, locais para estudos e pesquisas.

A educação à distância é realizada através de um ambiente virtual. Os contatos são feitos através de plataformas. Há a necessidade de materiais mais elaborados, que não gerem dúvidas. Além do tutor, existe toda uma equipe interdisciplinar ( com técnicos e pedagogos) que possam trabalhar de forma conjunta, a fim de que possam estabelecer metas e prazos a serem cumpridos.

Já um curso que possa juntar a eficiência do espaço virtual e a relação humana, estabelecendo vínculos entre educandos e educadores, poderá ser uma grande alternativa educacional. O tempo de estudos será estabelecido pelo aluno; o ambiente virtual demanda de um espaço infinito de pesquisas; ao mesmo tempo o contato pessoal será agregado ao processo educacional, através de encontros semanais, quinzenais ou mensais. Haverá um aperfeiçoamento da aprendizagem.

Um bom curso, com diz Moran (2002, p.3) “é aquele que guardamos no coração e na nossa memória como um tesouro precioso”. Os vínculos criados serão perpetuados através dos tempos. Os contatos serão continuados posteriormente.

 Numa experiência educacional efetiva, os educadores e educandos serão capazes de trocarem de papéis, sendo o educador, o educando e vice-versa. Todos aprenderão juntos. Assim teremos um crescimento e realização pessoal e profissional.

 

Referências:

 MORAN,  José Manuel. O que é bom curso a distância? 2002. <http://www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm>. Acesso em: 29 abril 2013.

MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. 2003. < http://www.eca.usp.br/prof/moran-contribuicoes. Acesso 29 abril 2013.

 

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