Comunicação
Alternativa
Foto
do V Congresso de Comunicação Alternativa – Set/ 2013 – Gramado - RS
Comunicação Alternativa- CA
Ao
se utilizar da imagem para a representação de mensagens, através de símbolos
gráficos, a comunicação alternativa pode criar várias categorias para passar
informação. Pode comunicar sentimentos, cumprimentos, expressões, sujeitos,
verbos, substantivos, adjetivos entre outros. Para que a comunicação se
estabeleça os cartões são diferenciados por bordas coloridas, para que ao se
visualizar a figura, possa diferenciar as categorias gramaticais, segundo
Sartoretto e Bersch.
Foto
do V Congresso de Comunicação Alternativa – Set/ 2013 – Gramado - RS
Prancha de comunicação:
Com
figuras, fotos ou símbolos compondo uma página e a soma de várias pranchas de
comunicação, relacionadas faz um tema específico, com exemplos: animais, sentimentos,
letras, símbolos...
Símbolos gráficos:
É
um conjunto de figuras gráficas que tem características em comum. Os mais
importantes são: PCS, Blissymbols, Rebus, PIC e Picsyms.
PCS
– Picture Communication Symbols, traduzido por Símbolos de comunicação
Pictórica, criada por Roxanna Mayer Johnson. Possui como característica ter o
desenho simples e claro, de fácil reconhecimento. Sendo construído conforme as
especificidades do sujeito, relatado por Sartoretto e Bersh .
Boadrnaker:
É
um software com programa que foi desenvolvido especificamente para o
computador. Os materiais produzidos serão de ferramentas fáceis de usar e que
dão a possibilidades de uma criação de atividade.
Acionadores:
São
recursos que promovem a acessibilidade tanto no comunicador quanto em outras
atividades. Tem como função única do clique que ao ser acionado vai gerar um
comando do usuário. É a forma mais simples para que o individuo possa interagir
com o computador.
Vocalizador:
Foto
do V Congresso de Comunicação Alternativa – Set/ 2013 – Gramado - RS
Através
deste recurso eletrônico de gravação e de reprodução é possível a comunicação
das pessoas na vida diária. Com o vocalizador o individuo poderá expressar suas
vontades, suas necessidades e sentimentos. As imagens e palavras são colocadas
no vocalizador e são acessadas por teclas, que ao serem acionadas a mensagem
será disponibilizada.
Acionadores
de pressão e os de tração:
Através
dos acionadores o computador interpretará o comando do usuário. É a forma mais
simples de haver interação com o computador, sendo muito importante para a
Comunicação Alternativa (CA).
Livros de símbolos:
A
escrita com símbolos é feita com a ferramenta “Simbolar”, que facilita o
aprendizado, favorecendo a relação símbolos e signos. Desta forma o aluno
amplia o seu repertório de símbolos gráficos.
Livros de atividades:
Foto
do V Congresso de Comunicação Alternativa – Set/ 2013 – Gramado - RS
Através
do Boardmaker, serão construídos os livros de atividades para que o aluno possa
usar em sala de aula. Nele serão incluídas as atividades previstas no currículo
escolar. As atividades serão respondidas através de símbolos móveis. O aluno irá
destacar e colar a resposta correspondente ao questionamento.
Referências:
BOCK, Geisa e
BERSCH, Rita. O AEE na Deficiência Física: formação de redes e atribuições
dos parceiros.
SARTORETTO.
Mara Lúcia e BERCH, Rita. CAA.
Desde o nosso último encontro fiquei com o "vocalizador"em meus pensamentos, acredito que nunca devemos deixar de usar uma tecnologia por preconceito, por achar que o aluno vai acomodar-se a uma situação, devemos usa-lá como veiculo facilitados e motivador para a interação nos grupos, tanto na escola como na família.
ResponderExcluirOlá, Denise!
ResponderExcluirVejo que o Congresso de gramado trouxe bastante subsídios para sua pesquisa. Os recursos de CAA são muito ricos em informação, mas bastante complexos em sua aplicação. O estudo do caso tem que ser bem explorado para que o professor do AEE possa planejar o recurso mais adequado e a melhor forma de aplicá-lo com o estudante dentro de sua especificidade.